Apesar do BANQUETE ser oferecido para todos, infelizmente, nem todos estavam dispostos, e por isso rejeitaram o convite. Diante de tamanha rejeição muitos outros foram convidados. Vejamos algumas verdades:
1 - OS CONVIDADOS E SUAS DESCULPAS. Pelo contexto desta passagem e pelas tradições antigas, Ibraim S a’id, um árabe cristão, nos elucida que nenhum anfitrião afirmaria que o BANQUETE ESTAVA PRONTO (v. 17), sem que antes os convidados confirmassem a presença. Era comum o hospedeiro saber com antecedência que atenderia seu convite, por isso a proclamação da festa deste tópico é uma continuidade do tópico anterior, pois pela tradição dois convites eram feitos, um para CONVIDAR e outro PARA PROCLAMAR QUE O BANQUETE ESTAVA PRONTO E QUE A HORA DA FESTA TINHA CHEGADO. Logo os relatos que seguem nos esclarecem algumas verdades:
1.1 – SOMENTE OS PODEROSOS FORAM CHAMADOS;
1.2 – O CONVITE FOI FEITO PELA PRIMEIRA VEZ E CONFIRMADO;
1.3 – O BANQUETE ESTAVA PRONTO;
1.4 – OS CONVIDADOS APRESENTARAM DESCULPAS;
1.4.1 – O primeiro disse que comprou uma terra e precisava vê-la;
1.4.2 – O segundo comprou juntas de bois e precisava experimentá-las;
1.4.3 – O terceiro casou-se por isso não podia ir.
Cada um deu suas desculpas, mas nenhum evidencializou a verdade, por isso o Senhor pediu para o Servo buscar outros convidados.
2 – OS QUE NÃO ERAM PASSARAM A SER. Os convidados rejeitaram o convite, por isso o Senhor mandou chamar outros. As desculpas dadas não eram dignas e a compreensão foi que queriam sabotar o BANQUETE. A questão que uma vez a rejeição sendo provada não era somente a comida e bebida que estavam negando, mas a AMIZADE DO HOSPEDEIRO. Para os antigos a amizade era algo mais importante do que bens terrenos e compromissos adiáveis. Não poderiam gozar de uma plena amizade se em uma convocação fosse desdenhada de tamanha forma. Somente do momento próximo a encontro que avisaram que não mais atenderiam a CONVOCAÇÃO.
Em João 1.11-12 diz que: “...TODOS que o receberam deu-lhes o poder de serem filhos de Deus”. Em 1 Pedro 2.9-10 diz que: “...não éramos povos, mas hoje somos povo de Deus”. A SALVAÇÃO estava sendo anunciada não apenas para os Judeus, mas também para os gentios. Jesus estava explicando que sua missão alcançaria TODOS OS POVOS. NÃO TEM COMO COMERMOS NO REINO DE DEUS SEM USUFLUIRMOS DA PRESENÇA COM O REI DO REINO, CRISTO JESUS.
----
Paz Perfeita
------
Pr. Diego Souza