“DEUS QUER NOS DAR UM AVIVAMENTO?”
“Eis que Eu sobre vós envio a promessa de meu Pai; contudo, permanecei na cidade, até que sejais revestidos do poder do alto!” (Lc 24.49)
----
Avivamento não é ação da igreja, mas de Deus. Avivamento é obra soberana e livre do Espírito Santo. A igreja não promove e nem faz avivamento. A igreja não agenda e nem programa avivamento. A igreja só pode buscar o avivamento e preparar o caminho da sua chegada. Quem determina o quando e o como do avivamento é Deus. Ele é soberano. Em outras palavras: é Deus quem deseja dar e fazer avivamento pelo simples fato de que, segundo Jesus “por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará” (Mt 24.12).
Esta é uma das razões do porque Deus promete um avivamento para os últimos dias: esfriamento do amor. O mundo está experimentando uma realidade social, familiar, profissional, política e espiritual sem a presença do amor. Daí, sem amor só há ódio, corrupção, violência, egoísmo etc. Como a proposta do Reino de Deus é a sua implantação neste mundo com sua justiça (Mt 6.33), isso só é possível através do amor: o mandamento do Evangelho (Jo 13.34). Reino de Deus é um Reino de Justiça. Justiça só é Justiça se praticada pelo amor.
Outra razão porque Deus quer nos dar um avivamento dá-se pelo fato de que “todas as pessoas que almejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidas” (2 Tm 3.12). Paulo e Barnabé não escaparam da perseguição. Paulo sofreu apedrejamento em Listra, mas não retrocedeu. Foi amparado pelo poder de Deus. Em uma lista apresentada em 2 Co 11.23-29 sofrimentos e sacrifícios em que Paulo passou só seriam possíveis debaixo do poder do Espírito Santo.
O poderoso derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, inaugura o avivamento que Jesus havia predito (At 2.1-47). Que Deus derrame do seu Espírito sobre nós para que possamos, como igreja e povo de Deus, experimentar mais uma vez daquele "fogo abrasador" que nos purifica e nos santifica para uma vida cristã de obediência à sua Palavra. Por essas e outras razões Deus quer nos dar um grande avivamento.
----
Nele, em quem sou e a quem sirvo!
Pr. Adriano Moreira