A vida NÃO é interessante quando não conseguimos controlar nossos passos; quando não conseguimos ver o que estava a nossa frente; quando nossos instintos carnais falam mais alto do que o nosso querer; quando queremos cumprir com alguma missão e nos vemos sem forças.
Davi poderia ter controlado os seus instintos quando viu Beteseba, mas decidiu tê-la para si; Pedro poderia ter controlado os seus passos e deixado a orelha de Malco em seu lugar, mas decidiu cortá-la; Paulo poderia ter evitado um confronto com Barnabé, mas acreditando estar com razão se expôs.
Guimarães Rosa disse que:
“O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem”
Todos temos ciência de que toda ação tem uma reação. Por isso talvez saibamos que algumas destas ações foram realizadas de forma impensada, pela emoção, ou pelo momento, tudo foi embrulhado em um só pacote, fazendo com que aquele que abrisse fosse surpreendido pela arrogância, soberba, altivez, e até mesmo pela ociosidade do outro.
Perdeu-se o controle:
- Davi com Beteseba;
- Pedro com Malco;
- Paulo com Barnabé.
Um momento onde depois que as ações foram executadas o coração foi tomado por um aperto profundo, tirando assim toda a paz que existia.
Na verdade todos somos tomados por uma inquietação profunda diante de ações impulsivas: Esfriar, afrouxar, e sossegar são verbos que farão alguns achar que é sinal de fraqueza.
Como é importante aprendermos com Josué e Calebe a sermos frios nos momentos em que todos estão desesperados:
- “A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.” - Nm 14.7.
Saber que nem sempre estamos com a razão mostra a nossa humanidade:
- “Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.” - 2 Tm 4.11.
Descansar não é não se preocupar, mas acreditar que Deus tem o controle de todas as coisas:
- “...Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” - Js 24.15
É claro que o correr da vida em alguns momentos embrulhará tudo, mas se tivermos calma, tudo será revelado.
Em alguns momentos ficaremos aflitos, e angustiados, contudo o Senhor nos trará alívio e paz, e nada tirará a nossa confiança.
Se o Senhor quer que sejamos corajosos, então sejamos, pois como diria o salmista: "O Senhor é a nossa força”.
Aprendamos que nem todos os combates valem apena combater, talvez por isso, Paulo tenha terminado a sua carreira e dito -“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” – II Tm 4.7, ou seja, lutei todas as lutas que valiam apena.
-------
Seu Servo!
William Paixão