Tu és Deus que me vê - Gn 16:13
Deus é onisciente. Ele sabe de todas as coisas — todas as coisas possíveis, todas as coisas reais, todos os eventos, conhece todas as criaturas, todo o passado, presente e futuro. Conhece perfeitamente todos os pormenores da vida de todos os seres que há no céu, na terra e no inferno. "... conhece o que está em trevas..." (Daniel 2:22). Nada escapa à Sua atenção, nada pode ser escondido dEle, não há nada que Ele esqueça!
Faço minhas as palavras do salmista: "Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso
atingir" (Salmo 139:6). Seu conhecimento é perfeito. Ele jamais erra, nem muda. "E não há criatura alguma encoberta diante dele: antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" (Hebreus 4:13). Sim, tal é o Deus a quem temos de prestar contas!
"Tu conheces o meu assentar e o meu levantar: de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha boca, eis que, ó Senhor, tudo conheces" (Salmo 139:2-4).
A compreensão da Sua onisciência deveria nos inclinar diante dEle em adoração. Contudo, quão pouco meditamos nesta perfeição divina!
Será por que só em pensar nela nos enche de inquietação?
Os ímpios odeiam esta perfeição divina com a mesma naturalidade com que são compelidos a reconhecê-la. Eles gostariam que não houvesse nenhuma testemunha dos seus pecados, nenhum Examinador dos seus corações, nenhum Juiz dos seus feitos. Por isso Procuram banir nosso Deus dos seus pensamentos: "E não dizem no seu coração que eu me lembro de toda a sua maldade..." (Oséias 7:2).
Como é solene o Salmo 90:8. Que maravilhoso seria para nós, se meditássemos nisso mais freqüentemente! Em vez de agir descuidadamente, Precipitadamente, diríamos com agar: "Tu, ó Deus, me vês" (Gênesis 16:13)
Ele previu todas as minhas quedas, todos os meus pecados, todas as minhas reincidências; todavia, fixou em mim o Seu olhar de Misericórdia.
Diante desta percepção prosto-me em admiração e adoração ao Nosso DEUS que é Fiel, Verdadeiro, Infalível, inefável, Insondável Insolúvel, totalmente Incomparável Majestoso, Glorioso, Onipotente, Onipresente, Ele é Pai da eternidade, é Autor da minha fé...!
Tu és o Deus que me vê!
-----
Por...
Alberto Araújo